XI Semana de letras


Ocorreu, durante os dias 17 e 21 de setembro, agora deste ano, a XI Semana de letras da FALE - UFAL, com o tema "Contenporaneus". Durante este período nossas atividades no PIBID foram suspensas, afim de que pudéssemos participar de suas movimentações. Elaborado pelo  PET de Letras e pelo Núcleo de Estudos Indigenistas, o evento disponibilizou palestras e conferencias de temas variados, tive a oportunidade de participar de duas atividades em específico que chamaram muito minha atenção, e que tento agora discorrer  brevemente sobre elas:

"Presente: Passado do futuro"

Tema da  conferência de abertura, realizada por Verônica Stigger, pesquisadora e escritora contemporânea, onde a mesma nos fez um convite a uma literatura liberta da preocupação dos limites de gênero e nos levou a uma viajem entre seus livros, relacionando apontamentos e elementos históricos de diferentes épocas durante suas construções.



"O Pessoa na pessoa de Antonio Candido"

Palestra realizada pelo Prof. DR Roberto Sarmento Lima, onde foi discutido elementos de influencia de Fernando Pessoa na trajetória de Antonio Candido, observados pelo professor em obras como "O escritor e público - 1955 " ,  " Formação da literatura brasileira - 1959"  e " timidez do romance - 1973".  Dos muitos tópicos mencionados na trajetória deste que é um dos críticos mais considerados da nossa literatura, fica guardado  na memória uma frase que tanto Candido quanto Pessoa conheciam bem em sua essência (nas palavras de Candido) "A literatura é uma atividade sem sossego" .

Comentários

Postagens mais visitadas